O CAIE teve a sua génese Setembro de 1987, quando um grupo de 5 educadoras de infância, recém formadas na Escola do Magistério Primário de Évora, decidiram criar o seu próprio emprego e, mais que isso, um projecto profissional próprio.
Em 1990, três das 5 educadoras do grupo inicial, depararam-se com diversas dificuldades decorrentes de uma situação financeira frágil, tais como a falta de condições do espaço e equipamento, a falta de pessoal, a inviabilidade de poder recorrer a determinados subsídios, etc.
Como solução formou-se uma associação sem fins lucrativos denominada CENTRO DE ACTIVIDADE INFANTIL DE ÉVORA, inscrita no Livro de Registo das Instituições Particulares de Solidariedade Social e que desenvolve a sua ação em torno de três valências: Creche, Pré-escolar e Centro de Actividades de Tempos Livres (Catl). Esta nova situação, permitiu assinar protocolos de cooperação com diversas entidades e recorrer a subsídios destinados a este tipo de instituições. As educadoras deixaram de ser proprietárias, passando a ser sócios fundadores e membros da Comissão Instaladora.
Em 1995 a associação adquiriu, com recurso a empréstimo à banca, as instalações onde se desenvolve a sua actividade e onde funcionam as valências de Creche, Jardim de Infância e Centro de Actividades de Tempos Livres. No ano de 2008 a dívida foi completamente liquidada, pelo que o edifício é agora um bem patrimonial da associação.
Ao longo dos anos tem-se procedido a grandes obras de beneficiação e à aquisição de mobiliário e equipamento.
O Centro da Actividade Infantil de Évora aderiu ao Programa Eco-escolas no ano de 2003, tendo sido galardoada 12 anos consecutivos com a Bandeira Verde das Eco-ecolas. Tem sido também relevante a sua parceria com diversas entidades de onde se destacam a Foco Musical a Câmara Municipal de Évora e a Universidade de Évora.